sábado, 27 de novembro de 2010

“Ainda que eu fale as línguas dos homens...

“E eu passo a mostrar-vos um caminho sobremodo excelente. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. 1ª Coríntios 13.1


Temos visto que há “um caminho sobremodo excelente”. E, ir por esse caminho é uma decisão da nossa vontade. Não importa qual tenha sido as nossas escolhas. É sempre possível tomar esse caminho.
Através do texto passamos a conhecê-lo. Ele começa dizendo o que não é esse caminho, “Ainda que eu fale as línguas dos homens...” Parece nos óbvio o que está sendo nos apresentado. Mas, eu pergunto: Será apenas falar? Ou vai além? Penso que vá além de apenas falar.
Hoje se diz que para se ter sucesso na vida é preciso dominar no mínimo uma língua estrangeira. Porque assim as portas profissionais e de ascensão social se abrem com mais facilidade e muitas são as oportunidades daqueles que o seguem. Então começo a pensar: Por que, tantas pessoas que dominam outras línguas, são bem sucedidas, são tão estressadas, iradas, tristes, solitárias, ansiosas, deprimidas, desanimadas? Chego mesmo a arriscar uma estatística, em que noventa e nove por cento dessas pessoas fazem uso de algum tipo de droga, seja ela legalizada ou não. Como os barbitúricos, os analgésicos, os anti-histamínicos, é verdade eu conheço; o álcool, o cigarro, a maconha, o ecstasy, a cocaína.
A mim isso prova que não adianta “falar todas as línguas que são faladas na terra”, se não estiver nesse caminho essas palavras serão como o som de um gongo. E como é irritante um gongo soando, quão estressante ouvi-lo. Entendo porque essas pessoas precisam se drogar.
Mas o texto não para por aí. “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos”. A língua dos anjos, para os crentes em Jesus Cristo entende-se falar em línguas espirituais, incompreensíveis em qualquer lugar da terra. Só que eu ouso ir além, penso que também diz respeito às pessoas que se auto-intitulam muito espirituais e que dominam bem, muito bem a Palavra de Deus (Bíblia). São pregadores eloqüentes, carismáticos, dominam os temas espirituais. Influenciam a opinião dos que andam de acordo com a Palavra de Deus (Bíblia), e dos que não andam, dada a sua eloqüência e, chegam mesmo a atrair multidões para si, que os seguem com muita fidelidade. Contudo, se esses homens e mulheres não estiverem no “caminho sobremodo excelente” suas palavras serão como o barulho de um sino. E quando paro e observo a igreja de Jesus Cristo no Brasil penso: O que adianta todo esse movimento de homens e mulheres com tanto domínio da linguagem espiritual, diante do que vem acontecendo? Essas palavras estão sendo como o barulho de um sino não está causando mudanças na igreja e muito menos na sociedade. O texto afirma que posso ter essas coisas, “falar as línguas dos homens”, falar a língua dos anjos, mas, “se não tiver amor”, em qualquer das duas situações serão apenas barulho.
Olhemos, com um olhar aguçado, observador para nossa sociedade, para o nosso país, em especial o Rio de Janeiro.
O que é isso? Como assim, toda essa violência? Uma guerra urbana?! E os cidadãos “de bem” reféns, presos em suas casas por causa de toda essa violência. Logo concluo que as palavras espirituais são apenas barulho, pois não estão de verdade carregadas de amor. A palavra amor é verbo, ou seja, ação. Não é apenas um sentimento, e sim, ação.
Não basta apenas falar e falar bem, é necessário agir, se comportar, proceder com amor.
Afinal, o que se quer com tanta eloqüência? A transformação e salvação de vidas humanas, da sociedade, ou, o desejo egoísta de se atingir a fama, o sucesso, o reconhecimento, o poder?
ACORDA IGREJA DE JESUS CRISTO!
“Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme suporta angústia até agora”. Rm 8.22

Oração: Senhor desperta a Tua igreja para fazer a tua obra, cumprir o Teu ide, e assim seja salva essa nação, esse estado, essa cidade o Rio de Janeiro, em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário