segunda-feira, 8 de novembro de 2010

“... Um caminho sobremodo excelente.”


 “E eu passo a mostrar-vos um caminho sobremodo excelente.” 1ª Coríntios 12.31

“... Um caminho sobremodo excelente.”

O que realmente quer dizer está afirmação “um caminho”?
Primeiro que há vários caminhos, certo? Mas qual o significado da palavra caminho?
Bem, eu aprendi que é uma faixa de terreno destinada ao trânsito de um para outro ponto, e que também significa maneira de agir.
Entendemos, então, que todo caminho nos leva do ponto onde estamos a outro que pode ser a frente ou atrás. Tudo vai depender em que ponto nos encontramos. Se estivermos no início só poderemos ir à frente. Mas se já estamos em parte desse trajeto a decisão pode ser a de retroceder.
No entanto retroceder é geralmente sinal de derrota para nós, mas será?
Pensemos então, e, se durante a caminhada nos dermos conta de que há um caminho melhor do que aquele em que nos encontramos, será realmente uma derrota voltarmos atrás? Porque isto pode significar começar tudo de novo.
E tomar uma decisão como essa é muito difícil, é custoso, é muitas vezes abrir mão de coisas com as quais nos acostumamos, nos familiarizamos e mesmo muitas vezes não sendo bom, nos deixa confortável, pois pensamos: “pelo menos aqui eu já sei com quem estou lidando e como lidar”, levando-nos a uma sensação de segurança. Porque, afinal, não há nada mais difícil do que a mudança.
Imaginemos a mudança de uma casa para outra muito melhor. Desarrumamos tudo e arrumamos em caixas para o transporte até o destino desejado. Ao chegar desarrumamos o que está nas caixas, e agora, para arrumar na nova casa. Para que tudo isso aconteça é necessário planejamento, ânimo, força, coragem.
Da mesma maneira acontece muitas vezes conosco, para mudarmos de caminho será necessário desconstruirmos conceitos e convicções que nos acompanhavam há muito tempo, e nos quais estávamos firmados, e passarmos a construir novos, que aos nossos próprios olhos são contrários a crenças e valores que tínhamos.
Ao voltarmos ao exemplo da mudança da casa, veremos que depois de termos nos deslocado de uma a outra casa, e de todo o trabalho que tivemos para arrumarmos tudo, cansados olharemos ao redor, e seremos invadidos por um sentimento de felicidade, paz, e que concluiremos como é boa, confortável, agradável a casa.
Igualmente acontece quando decidimos mudar de caminho, há uma satisfação de termos feito a melhor escolha diante do que estamos recebendo a partir de tal decisão.
Assim como uma mãe ao dar à luz um filho, ao tê-lo nos braços, se esquece das dores do parto das dificuldades da gravidez, e se sente recompensada por tudo o que passou, e pensa: “ valeu a pena”.
Na afirmação acima no texto o autor declara: “E eu passo a mostrar-vos um caminho sobre modo excelente.”
Concluímos que entre todos os caminhos há um, que não importa por onde estejamos passando, pelo qual vale a pena, se necessário for, voltar atrás, para seguirmos por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário