domingo, 14 de novembro de 2010

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho,...João 14.6


“E eu passo a mostrar-vos um caminho sobremodo excelente.” 1ª Coríntios 12.31

“... Um caminho sobremodo excelente.”

E o que significa “um caminho sobremodo excelente”? É um caminho de acordo com a excelência. Começo a pensar sobre isso e me pergunto se há um caminho que possa ser excelente. Porque à medida que vamos vivendo, nos damos conta que existem muitos caminhos e por essa razão estamos sempre fazendo escolhas, e muitas vezes, aquele que parece ser um bom caminho aos nossos próprios olhos, pode nos levar a situações que não gostaríamos de estar passando por elas.
Mas em que baseamos as nossas escolhas?
Respondo sem medo de errar que são baseadas em nossos desejos egoístas.
 Pesamos os prós e os contras, as facilidades e dificuldades e qual será o nosso lucro. Outras vezes, escolhemos pelo grau de prazer que pode nos proporcionar. E qual não é a nossa surpresa ao nos darmos conta, que, aquele que parecia ser o melhor caminho pode nos levar a morte, e não é apenas a morte literalmente falando, mas a da alma, como depressão, onde não há mais prazer em viver. A culpa que prende ao passado, impedindo de avançar, progredir, vencer.
Poderíamos fazer uma lista extensa de como morrer mesmo estando vivo, mas muitos de nós conhecemos bem o que é isso, e não é necessário fazê-lo.
O que importa saber agora é que independente de nossas escolhas no passado, há diante de nós, um futuro que nos aguarda. E para vivê-lo teremos mais uma vez que escolher, entre permanecermos como estamos ou, avançarmos. E para avançarmos teremos que optar por um novo caminho, mas que dessa vez nos leve a vida.
E para nos que temos ainda a esperança de algo melhor, a afirmação, ”um caminho sobremodo excelente”, traz a expectativa boa ao coração, de um caminho que pode mudar a nossa história para melhor.
Mas antes de conhecer esse caminho, é necessário conhecer não um caminho, mas O caminho, único, sem igual, pois só através d’Ele chegaremos ao que é excelente. Não existe outra maneira.
E eu apresento a seguir:
 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14.6
Primeiro decidimos seguir por este para alcançar, “... Um caminho sobremodo excelente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário