domingo, 24 de outubro de 2010

"... todo o que nele crê..."

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê...” João 3.16

“...todo o que nele crê...”
Crer é o mesmo que acreditar; ter por certo, verdadeiro; ter fé, ou crença.
Aqui temos a afirmação “todo o que nele crê”. Crer em quem? Até para aqueles que não leram a bíblia, sabem que se está falando de Jesus. Ou seja, “crê” em Jesus.
Se fizermos uma pesquisa perguntando quem acredita em Jesus, temos certeza, que uma grande maioria responderá que sim. Se detalharmos essa mesma pesquisa perguntando, quem foi Jesus para você? Obteremos várias respostas diferentes, tais como: “um grande profeta, mensageiro de Deus”; “um mestre iluminado”; “o anjo Miguel encarnado”; “um budista que foi para a Cashemira, e lá viveu dos 33 aos 80 anos, morrendo e sendo sepultado e seu corpo está no túmulo que ainda existe; e mais, “o irmão de Lúcifer”. Essas seriam algumas das respostas mais comuns.
Se a mesma pesquisa feita no período que Ele esteve na Terra, para a primeira pergunta teríamos praticamente o mesmo resultado, muitos criam n’Ele, podemos constatar através dos relatos bíblicos ao narrar que a multidão o seguiam. Quanto à segunda pergunta as respostas poderiam ser: samaritano, João 8.48; carpinteiro, Marcos 6.3; mestre, Mateus 17.24; e Belzebu, Mateus 10. 23-25.
Podemos concluir que muitos criam e há os que ainda crêem, cada um a sua maneira.
Mas qual o sentido correto de interpretação para a expressão “nele crê”? Apesar de a resposta estar no texto e a encontrarmos rapidamente, não paramos para analisar o que está escrito a respeito de Jesus.
O texto afirma que Ele é o Filho unigênito de Deus. Aprendemos cientificamente que o filho herda a mesma natureza dos pais. Sendo Jesus chamado de Filho por Deus (o Pai), significa que Ele tem a mesma natureza divina. E diz mais, que Ele é Filho unigênito, que significa único, reafirmando essa interpretação. Logo... Jesus Cristo é Deus! Mas como se isso não fosse suficiente, Ele é completamente humano. Cem por cento homem, cem por cento Deus.
Assim crer em Jesus Cristo não é apenas um reconhecimento intelectual, a partir de teorias, resultado de especulações a respeito de supostos documentos encontradas. Vai além, é o apegar-se confiadamente pela fé, no fato d’Ele ser plenamente identificado conosco humano e, inteiramente identificado com Deus, divino.
Essa é a fé que vence o mundo: “Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus.” 1ª João 5.5

Oração: Pai mostra aqueles que ainda não crêem em Jesus como seu Filho essa verdade. E obrigado por ter sido revelada aos que crêem em nome de Jesus, amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário