segunda-feira, 18 de abril de 2011

“O amor... não arde em ciúmes” 1ª Coríntios 13.4

É interessante notar que a palavra ciúme no texto acima esta no plural, isso me chamou a atenção. E me perguntei: Por que ciúmes? À medida que procurava compreender, descobri que existem vários tipos de ciúmes.
Aprendi que ele pode ser legítimo, quando há uma razão justificada, a traição. E ilegítimo, quando não há traição. O ciúme acontece entre irmãos, pais e filhos, amigos e até colegas de trabalho. Quero esclarecer que não estou me referindo à inveja, quando cito colegas de trabalho, pois constatei que é comum confundir-se inveja a ciúme. O ciúme é o medo de perder alguma coisa ou alguém para outra pessoa. A inveja é desejar o que é do outro.
Ele, o ciúme, é um sentimento que independe de etnia, sexo, idade, porque é instintivo e está presente desde os primeiros dias de vida de uma pessoa.
Mais uma vez pude constatar que a Bíblia tem razão, não que eu duvidasse disso. Quando o Autor (Deus, o Pai) conhecedor de nossa natureza, por ter sido Ele mesmo, o Criador de todas as coisas, que se levantou de Seu trono, e nos formou com suas próprias mãos e soprou em nós o fôlego de vida, afirma ciúmes.
Sabedor da existência desse sentimento em nós, não nega-nos o direito de senti-lo, mas nos adverte para que o amor não arda em ciúmes. Significa não se inflamar, ou seja, que a pessoa não se consuma como que em chamas ou brasas.
Aqueles que conheceram casos ou vivenciaram situações em que o ciúme ardia, sabe que é consumido não só o que o sente, mas também, aquele que é o seu alvo.
O ciumento demonstra um comportamento doentio, obcecado, excessivo. Considera a todos como seu inimigo em potencial, acredita que o outro poderá lhe ser roubado a qualquer momento, em alguns casos acredita que o outro já lhe foi roubado, só não consegue provar. Vive em um estado constante de sofrimento procurando sinais da traição.
A pessoa que é o alvo do ciumento só tem valor se corresponder as suas expectativas e idealizações.
O ciumento exige ser ressarcido pelo sofrimento que imagina ter-lhe sido causado. Rumina cada palavra e atitude do outro a procura de provas da infidelidade, da traição. Enfim cerceia a liberdade daquele que diz amar.
O alvo desse amor doentio sente-se pressionado para receber aprovação, vive como que pisando em ovos, medindo a todo instante o que diz, o que faz, e até o que pensa. Tamanha pressão em que vive. Chegando mesmo a ter medo do que o ciumento possa pensar ou fazer. Ambos sofrem muito.
Vimos que o ciúme é medo, medo de perder e para isso encontramos a seguinte resposta na Bíblia, em 1ª João 4.18: “No amor não existe medo; antes o verdadeiro amor lança fora o medo. Ora o medo produz tormento; logo, o que teme não é aperfeiçoado no amor.”
Como conseguir ser aperfeiçoado no amor? Na mesma carta, 1ª de João 5.13-15 encontramos: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.”
E esta é a confiança que temos para com ele: que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.
E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.”

12 comentários:

  1. muito bom! Deus a abençoe! paz e graça! luiz.

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto. Muito boa a linha de raciocínio.
    Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Fui muito abençoado com esse texto. Que Deus continue te usando para trazer essa reflexões para nossas vidas.
    Eu gostaria de saber qual foi a bíblia que você usou para colocar os texto, é que a minha tem uma versão muito antiga e eu não entendo nada, já nessa versão que você usou consegui entender e me senti bem com a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Ótima reflexão, Deus lhe abençoe ricamente!!!

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito ciúme.Agora sei que isso é normal porque amo.Mas isso está me prejudicando muito pois estou inseguro também em minha relação conjugal.Eu sinto que somente Deus pode me socorrer com essa causa que mexe com meus sentimentos.meu orgulho..Assim viverei toda a vida então.pois não solução A humanamente dentro de mim há uma grande obra pra realizar porque fico desequilibrado pois acho que sou muito carente de amor talvez?Mas Deus sabe.somente ele tem esse conhecimento.porque sou radical e nao consigo ser eu mesmo e encarar normalmente uma situacao normal de ciúme!Porque isso é involuntário porém Não consigo entender que uma pessoa amando não pode expressar quer ama sem ter ciúme!Pramim é muito complicado queria distinguir as coisas;Sou muito ciumento o ciúme que não me faz bem porque tira minha paz.Mas também Não vou me matar por isso mas sobre esse texto bíblico eu tiro uma conclusão de que tenho que dicernir o meu ciúme e cura lo.Mas como?

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito ciúmes também do meu esposo. Sofro porque ele já de coisas que me magoaram e por isso vivo desconfiada. Brigamos muito. Eu o amo . Vou orar mais e pedir pra Deus me controlar pois não quero perder meu esposo. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Ligia por este texto, me deu a oportunidade de entender as escrituras com mais clareza e coerencco, obrigado, foi muito uúti, Deus continue usando, dando sabedoria para instruir as pessoas no caminho certo, para auxiliá-los a compreender o que reamrealm sentem e como mudar, como agir em conformidade com a palavra de DEUS, abraços! Que te abençoe sempre...

    ResponderExcluir