segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

“... e conheça todos os mistérios e toda a ciência;...

“... e conheça todos os mistérios e toda a ciência;... se não tiver amor, nada serei. 1ª Coríntios 13.2

É interessante notar como nos últimos anos coisas que eram misteriosas para os homens foram sendo desvendadas. Resultados de exaustivas pesquisas científicas, que promoveram o avanço da ciência. Os conhecimentos científicos tem sido acessível a muitos.
Mas o texto de 1ª Coríntios, bem sabe, não está se referindo aos segredos e conhecimentos seculares, não. O autor aqui se refere aos mistérios, segredos e ciência, conhecimento de Deus. E esses mistérios que estiveram encobertos, tem sido desvendados pelo Espírito Santo, aumentando o conhecimento do homem à luz da Palavra de Deus (Bíblia Sagrada). Penso que nunca tivemos tantos estudiosos a esse respeito como nesses últimos tempos. De maneira brilhante defendem teses teológicas.
Hoje são muitos os seminários teológicos, os congressos, as faculdades de teologia. Os títulos se acumulam, tais como os de bacharel, mestre, doutor, doutor em divindade.
Para se subir ao púlpito e ser realmente respeitado é necessário uma graduação acadêmica, seja ela teológica ou não.
Talvez alguns, diante do que está sendo escrito, já estejam se perguntando em tom de crítica: Você é contra o conhecimento, o estudar, a instrução? Logo respondo: É claro que não!
O que de fato se quer dizer é: podemos constatar que à medida que aumenta o conhecimento, aumenta à vaidade, o orgulho, a soberba daqueles que detém o conhecimento.
É possível observar o comportamento dessas pessoas diante dos simples. Subestimam, desdenham, não consideram o que eles falam, ou melhor, não ouvem o que eles dizem. São pessoas que só reconhecem como sábios os teólogos eruditos. Fazem inclusive estudos exaustivos sobre o amor de Deus. Mas o que de fato conhecem sobre esse tema? Se teoricamente dizem conhecer, mas o que vemos, é que não vivem.
De que vale tanto conhecimento? De que valem o desvendar todos os mistérios, se o resultado é a exclusão dos simples?
Aonde esta o AMOR? Esse AMOR que respeita o outro ouve o outro, inclui o outro, aprende com o outro. Mesmo que esse outro seja muito simples.
É na Bíblia Sagrada, a mesma Bíblia Sagrada que os teólogos estudam e pesquisam exaustivamente, que vamos encontrar um sábio, que mesmo sábio, provavelmente por isso tão sábio, não subestimou a sabedoria que há nas coisas aparentemente sem valor, e símplices. Vamos encontrá-lo em Provérbios, no capítulo trinta descrevendo nos versículos de vinte e cinco a vinte e oito, o que aprendeu com as formigas, para isso é preciso se abaixar, a final são tão minúsculas; com os coelhos, os gafanhotos e as aranhas, em algumas traduções, lagartixas. É surpreendente como aprendemos com eles.
Não adianta conhecer “todos os mistérios e toda a ciência”, se não estou seguindo o “caminho sobremodo excelente”, que é o amor que inclui,valoriza, “considera os outros superiores a si mesmo” Filipenses 2.3b.
Por sem esse amor, mesmo tendo todos os títulos teológicos que as academias podem oferecer “nada serei”.
Afinal todos os livros, certificados, diplomas, as traças corroem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário