terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, João 15.10a


A medida que os anos foram se passando para mim, comecei a refletir sobre o papel da mulher na sociedade. Resultado de questionamentos que fiz a mim mesma, a respeito de minha vida e os diversos papéis desempenhado por mim.
Quem eu era como esposa, mãe, filha, irmã, amiga, profissional? E, finalmente, ou seja, só no final, como cristã. Como alguns dizem "mulher de Deus".
Fiquei surpresa com o resultado dessa reflexão.
Me senti abalada ao descobrir que eu era apenas fruto de um sistema tão bem elaborado, que fazia eu crer numa independência, autonomia; liberdade de pensar, de escolha de vida, que de fato nunca existiram e nem existem. Não é real.
Dei conta que todas as minhas supostas escolhas nada mais eram, do que, as escolhas que esse sistema bem ajustado e engendrado, estabelecerá. E impunham a mim, em todas as áreas de minha vida. Inclusive no que concerne a minha fé cristã.
Espantada, foi como fiquei ao perceber que a ideologia desse sistema está incutida de tal maneira no inconsciente coletivo, que já adentrou nas igrejas cristãs. Interferindo extraordinariamente até na interpretação das Sagradas Escrituras, Bíblia.
Entendi que esse auto exame teria que primeiro passar por quem eu era como mulher cristã, que dizia ter por fundamento Jesus Cristo e seus ensinamentos. Seria eu verdadeiramente Sua discípula?
Discípulo no grego: mathetes, literalmente aprendiz.
Discípulo no hebraico: talmid, aluno, aquele que se assenta para aprender.
Biblicamente é alguém que está sempre disposto a aprender, e a seguir seu mestre. Nos tempos bíblicos o discípulo não só estava disposto a aprender tudo com seu mestre, como se empenhava ao máximo para ser igual a ele. Seguiam-no a todo lugar que fosse. Alguns chegavam até mesmo a morar com seu mestre. E o mestre o ensinava tudo o que sabia e podia. De acordo com a tradição judaica, o discípulo devia cobrir-se do pó de seu mestre. Ou seja, deveria andar tão próximo a ele que o pó das sandálias do rabino chegaria a lhe cobrir.
Aprender o significado de ser discípulo, de ser cristão (pequenos cristos). Fez-me compreender que na verdade ser cristão é um estilo de vida.
"Estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivencia o mundo e, em consequência se comporta e faz escolhas." Fonte: Wikipédia.
Abalada! Foi como me senti ao olhar-me nos olhos, diante do espelho, e de meu Senhor Jesus Cristo. Oh! o quanto estava distante do verdadeiro padrão cristão. Admiti-me hipócrita. Dizendo-me cristã e não vivendo como uma. Mas vivendo de acordo com a ideologia imposta pelo sistema que domina o mundo. Inclusive a igreja cristã.
Falar "crentes", citar versículos bíblicos, frases de efeito e auto ajuda, frequentar a igreja, dar dízimo, fazer a "obra de Deus", orar em nome de Jesus, não faziam de mim verdadeiramente uma mulher cristã.
" Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus 7:21-23 
Desde então, venho num esforço diário, lutando contra minha natureza carnal, contra todo o adestramento que foi feito pelo sistema através de sua ideologia, instrumento de dominação que age por meio de convencimento; persuasão, não da força física, mas alienando a consciência humana. Usando instrumentos como a escola, colégios, faculdades; travestindo-se de educação;  e a mídia.
 Lutar sim, diariamente, como está escrito: "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." I Coríntios 9.27
Viver o estilo de vida do Reino de Deus, que a nós é chegado através do Filho de Deus, Jesus Cristo. Esse tem sido meu objetivo desde então.
E foi assim, que me dei conta do porque, de tantos fracassos em minha vida.
"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."Filipenses 3:13,14
                                                                               Ligia Lopes