quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Suportar


                                               

     A um bom tempo venho pensando sobre algo que li na internet que dizia mais ou menos assim: O amor tudo suporta (1°Coríntios 13.7), mas não aceita tudo. Concordei imediatamente. No entanto fui confrontada por essa afirmação. Dei-me conta que quando lemos a Palavra de Deus (Bíblia Sagrada), sem meditar a respeito do que estamos lendo, nossa interpretação é precipitada, e a conclusão é errada.
     Diante dessa constatação decidi que deveria orar e me dedicar a uma pesquisa que me levasse a compreende exatamente o que o Autor (Espírito Santo) da Bíblia queria nos ensinar, para aplicarmos em nossa trajetória pelo caminho sobremodo excelente.
     Aprendi que a palavra usada no texto original grego e que foi traduzida para o português, suportar, é hupomeno. E no texto de 1°Coríntios 13.7 o sentido de hupomeno é resistir. Dediquei-me a buscar o significado do verbo resistir, que literalmente tem o sentido de conservar-se firme; não sucumbir; não ceder ao choque de outro corpo.
     A resistência pode se dar de forma violenta, usando-se a força através da violência. Podemos citar o movimento armado contra a ditadura, à resistência francesa na segunda guerra mundial.
 Ela, a resistência, também pode ser de forma não violenta, que é a prática de exercer a força sem usar de violência. Nesse caso as armas usadas podem ser o protesto artístico, a guerra de informações, o lobi...
     No texto de 1°Coríntios 13.7, essa resistência é não violenta. Compreendo que o Autor (Espírito Santo) está nos ensinando que em face de circunstâncias difíceis como calúnias, calamidades, intempéries, assédio, críticas, dor, a nossa resposta deve denotar perseverança, permanecendo inabaláveis, sem retroceder.
     Enfim, aguentar tudo, sem amoldarmo-nos ao pensamento e ideologias que o mundo secular nos apresenta diariamente. Assediando-nos através dos meios de comunicação e das redes sociais.
     Que não paga o mal com o mal, “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:21. E conseguindo; quando permanecemos em Jesus Cristo e suas Palavras permanecem em nós (João 15.4); mediante a nossa fé que vence o mundo (1°João 5.4).

                                                                                                                                                    Ligia Lopes