quarta-feira, 23 de março de 2011

“...O amor é...benigno;...” 1ª Coríntios 13.4



Quando comecei a me dedicar a compreender o significado da palavra benigno, a primeira definição que encontrei, foi a que diz que, é todo aquele que gosta de fazer o bem. Logo comecei a pensar naquelas pessoas que praticam a caridade com os desvalidos, são solidarias com as causas dos outros. Lembrei-me de movimentos como Fome Zero, Criança Esperança, Tele Tom e tantos outros de que temos conhecimento. E também daqueles praticados através de ONGs.
À medida que com diligência procurava o significado completo de benigno compreendi que seu sentido vai além dos atos de bondade que possamos praticar. É o caráter, a natureza do amor. Assim conclui que, o que anda no “caminho sobremodo excelente” tem a marca que o distingui, o ser benigno.
O benigno é gentil, bondoso, honesto, agradável, está sempre disposto a perdoar, compreender. Não se mostra inflexível, radical e exigente. Não paga o mal com o mal, antes ao mal ele retribui com o bem. Pois sua natureza não é má, mas boa.
Entendendo o que é ser benigno conclui que não são apenas atos de bondade praticados aqui e ali. Antes é sim um estilo de vida. Ou seja, um padrão pelo qual vivenciamos o mundo, nos comportamos, fazemos nossas escolhas.
Lembremo-nos de nosso cotidiano. Com que freqüência usamos a expressão, por favor, quando pedimos algo a alguém, mesmo sendo esse alguém nosso cônjuge, filhos, pais, irmãos? E o que dizer da palavra obrigada (o)? Tenho percebido que ela anda escassa. Comportamos-nos como se quem nos presta um favor é que devesse ser grata por estar prestando esse favor e não o contrário. E o que dizer de nosso comportamento nos transportes públicos? Estamos sentados entra uma pessoa idosa, ou alguém com uma criança de colo, disfarçamos lendo algo, dando a impressão que não notamos que estão ali. Alguns simplesmente fingem dormir, outros simplesmente ignoram. Porque afinal, existem lugares destinados a essas pessoas, e não temos culpa se já estão ocupados por outros nessa mesma situação, ou alguém que não se importa. É direito estarmos sentados ali, pois não estamos nos assentos reservados.
Quantos sorrisos temos dado? E quantos abraços têm sido trocados? Paramos para ouvir os que sofrem sem ter com quem falar? Temos sido sensíveis a dor do outro, ou estamos muito ocupados com nossos próprios problemas, que afinal são tantos, que não temos tempo para um simples gesto de bondade?
Tenhamos sempre na memória o versículo dezessete do capítulo onze de Provérbios que diz: “O homem bondoso faz bem a si mesmo...”

terça-feira, 8 de março de 2011

Abrindo um parêntese

“Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.” 1ª Pedro 3. 1-2

Hoje é um dia especial para as mulheres do mundo todo; afinal comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Uma pessoa que desde os primórdios da História da Humanidade, e para aqueles que assim como eu crêem na narrativa bíblica, após a queda do Homem no Éden, é tratada com desrespeito, não tendo reconhecido os seus direitos, sendo colocada como alguém de uma classe inferior, como se isso existisse. Não seria justo em pleno século XXI, depois de toda uma História da luta feminista por seus direitos, não ter uma data comemorativa como essa?
Somos mães, somos esposas, somos estudantes, somos educadoras, somos profissionais, administramos nossos lares. Estamos em todos os setores da sociedade, estamos também, no comando de algumas nações como o Brasil, e, inclusive nos púlpitos das igrejas. Como dizer que não é justo comemorarmos um dia tão especial como esse? Todos concordamos, é justíssimo.
Diante de tudo isso ao lermos esse versículo bíblico, parece nos ultrapassada à Bíblia. Um versículo que parece tentar calar nossa voz, que nos leva a pensar que Deus não é amor. Mas opressor, cruel, machista. Ou então, o autor não foi Deus. Afinal Deus é amor. E sendo assim, foi um homem se valendo da credulidade das pessoas, se passando por porta voz de Deus, com seu pensamento machista radical, que encontrou um meio para submeter às mulheres no mundo todo ao domínio dos homens.
Meditando por longos anos a respeito desse versículo, desde minha juventude, casada, mãe, professora e educada pelos padrões de pensamento do movimento feminista, briguei muito com o Autor (Deus) desse texto perguntando: Como poderia Ele, que é amor, nos submeter dessa maneira, sem falar, sem reivindicar. Submeter-nos a homens que nos maltratam, nos traem, agem muitas vezes com violência física e alguns chegam mesmo a matar mulheres mundo a fora? Como poderia Ele exigir algo tão sacrificial? Lembrando que, gostamos muito de falar; não é mesmo?
À medida que o tempo foi passando, lendo, relendo a Bíblia vivendo dia após dia a minha vida de mãe, esposa, educadora, mulher nascida no século XX e vivendo até agora 2011, fui compreendendo que não há maior poder que o poder que há nas mãos de uma mulher, o poder da influência.
Esse poder é tão grande, que é só olharmos para a sociedade hoje, e as mudanças ocorridas através das diversas mídias, principalmente a televisão. Ela fica ali parada respondendo a cada comando do controle remoto, mas quando consegue o direito de falar influência de maneira devastadora. Então você esta nos comparando a um objeto? Não! Respondo imediatamente. Sabemos que não é do objeto o poder, mas dos seres pensantes que se utilizam dele, de maneira silenciosa, falando quando lhe damos esse direito. E nós mulheres somos pensantes e inteligentes. Vejamos: se uma atriz começar a usar um arco no cabelo, mesmo sendo chamada de “Bela a Feia”, todas as mulheres passarão a usar também. Se a apresentadora de um programa tiver “uma produção independente”, é assim que se referem à gravidez em que o pai só participa como reprodutor sem direito na criação da criança e sua educação. Em seguida várias meninas aparecem grávidas, algumas sem nem mesmo saber quem é o pai da criança. Você acha que é exagero? Sou professora e tenho conhecimento das estatísticas a respeito desse assunto, porque nesse caso a escola é uma das primeiras instituições a sofrer com as conseqüências de atitudes como essas. Se a música sugere dançar “na boquinha da garrafa” até as crianças dançam aos aplausos de seus pais, eu vi isso. E depois não sabem o porquê de suas filhas se comportarem de maneira promíscua quando se tornam adolescentes.
Os governos e autoridades das nações conhecem tão bem esse poder que existem projetos educativos para a formação de alunos multiplicadores nas escolas. E o que é isso? Formar adolescentes e jovens com a finalidade de propagar opiniões, conceitos a outros sobre temas como ecologia, combate a dengue, sexualidade, etc.
E refletindo sobre essas coisas me dei conta que fui influenciada. pelo pensamento feminista e por isso questionei o Autor desse texto por muito tempo. A ponto de achá-lo um retaliado machista que queria me oprimir. TOLA QUE FUI! O Senhor criador de todas as coisas, inclusive do homem e da mulher e conhecedor absoluto de sua criação e de nossos mecanismos de comportamento, pensamento está apenas nos ensinando que foi dada a mulher um poder que pode mudar o mundo, o poder da influência. Começando no lar. A família é a célula da sociedade. Uma célula saudável (família) pode transmitir saúde a outras. Trabalho de formiguinha, mas que pode ganhar o mundo.
Visite a Bíblia hoje mulher, no seu dia. Você descobrirá mistérios que nem imagina riquezas insondáveis. Venha conhecer Débora, Abigail, Ruth, Noemi, Ester, Madalena, as várias Marias, Priscila, Lídia e a mulher virtuosa de Provérbios, capítulo trinta e um, do versículo dez ao trinta e um. Não sabemos quem era essa mulher, mas podemos afirmar que é também o retrato das mulheres dos nossos dias. Mas nesse texto da mulher virtuosa há mais um ensinamento. O segredo dela é o temor ao Senhor, que é a fonte de toda a sabedoria, como podemos ver em Salmos 111.10. Sejamos louvadas como a mulher virtuosa e ganhemos nossas famílias e o mundo para o Senhor Jesus.
PARABÉNS MULHERES PELO NOSSO DIA! Uhu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!